Confira os temas e desafios da primeira edição do programa de inovação da ATVOS.

Os desafios são dores de mercado e oportunidades de otimização reais identificadas no cotidiano da ATVOS e transformados em temas. Ajudam as startups e projetos a entenderem mais sobre o direcionamento da primeira edição e os critérios de avaliação das aplicações.

Entenda mais sobre os 2 temas e inscreva-se:

Tema: Acionamento Inteligente dos Serviços de Apoio às Operações Agrícolas

Entendimento

As unidades agroindustriais possuem frotas de apoio e uma estrutura central de manutenção e atendimento.

Os operadores de máquinas e equipamentos em campo precisam acionar os serviços de apoio quando surge uma necessidade não programada de intervenção nos equipamentos produtivos, tais como plantio, reformas, colheitas e tratos culturais.

A frota e os serviços de apoio consistem em equipamentos/veículos que atendem às demandas de oficina, borracharia, abastecimento de combustíveis, lubrificantes, água potável, equipes de combate a incêndios, guinchos, basculantes, pá-carregadeiras e pranchas (caminhões para transporte de máquinas e tratores).

Solução

Sistema de Recepção de Solicitações de Serviços de Apoio nas Operações de Campo em Usinas de Cana-de-Açúcar.

A frota de apoio é composta principalmente por caminhões que transportam diversos recursos até as frentes operacionais em campo, incluindo combustíveis, lubrificantes, uma oficina móvel para reparos no local, borracharia, um tanque de água potável, um caminhão bombeiro para combate a incêndios, um guindauto (Munck) para manuseio de bags de fertilizantes, caminhões prancha para o transporte de tratores e colhedoras, além de equipamentos da linha amarela como pás carregadeiras e basculantes.

Todos esses recursos são acionados pelas frentes que estão nas fazendas realizando uma variedade de trabalhos, como reforma de talhões, preparo do solo, plantio de cana, tratos culturais e principalmente as atividades de colheita e transporte da cana até o pátio de recepção da usina.

A) Aplicativo Móvel de Solicitação de Serviços

A solução consistirá em um aplicativo (cliente) que rodará em dispositivos móveis (tablets ou smartphones), juntamente com um sistema central de roteirização e despacho das Ordens de Serviço.

Esse sistema acionará os recursos da frota de apoio das usinas.

O aplicativo ficará em posse dos líderes das frentes operacionais e terá interatividade por voz.

Ele acionará a central de despacho, que por sua vez deverá ter a visualização geoespacial da localização de cada recurso da frota de apoio.

A central será responsável por acionar o recurso mais adequado para atender às solicitações remotas feitas pelos líderes das frentes.

B) Aplicativo Central – Operador do Planejamento

O sistema central deverá considerar as informações provenientes dos sistemas corporativos (gestão de frota, manutenção automotiva) e dos sistemas agrícolas (mapeamento, trajetos internos e externos, fazendas e talhões – glebas).

Esse sistema central será responsável por gerenciar as solicitações de serviços, realizando a roteirização e despacho da unidade que atenderá o serviço requisitado (frota de apoio). Isso será feito levando em conta a melhor situação

Tema: Planejamento e Simulação da Micrologística de Frentes Agrícolas

Entendimento

O planejamento das operações agrícolas, como o preparo do solo, plantio, reformas, colheita e tratos culturais, é principalmente conduzido com base em dados cartográficos e sistemas agrícolas, onde são registradas as informações do ciclo de vida da cana até o momento da colheita.

Após a colheita, segue-se o processo de tratos culturais para a manutenção da cana, a fim de prepará-la para o próximo estágio de crescimento ou para a reforma completa do plantio.

No entanto, o planejamento da chamada Micrologística em torno das frentes agrícolas mencionadas envolve uma série de variáveis que vão além dos sistemas de cartografia e gestão agrícola.

Nesse contexto, é essencial contar com uma solução que leve em consideração todas essas variáveis e suas restrições, por meio da combinação de cenários logísticos que não apenas sirvam à operação, mas também atendam aos objetivos de produtividade e às metas de otimização de tempo e uso de equipamentos.

Solução

Um sistema avançado de planejamento e simulação de cenários é proposto para orientar as decisões ao longo do ciclo de cultivo e colheita da cana-de-açúcar.

Essa solução tem como propósito a seleção ótima de combinações logísticas entre equipamentos de apoio e operacionais nas etapas de preparo do solo, plantio da cana, colheita e tratos pós-safra.

O foco principal é alcançar a melhor combinação possível das variáveis, visando a redução dos custos associados às operações agrícolas, além da otimização dos recursos para consequente melhoria na produtividade.

O planejamento e simulação de cenários serão baseados em considerações das variáveis e restrições que podem ser derivadas dos sistemas de gestão da empresa.

Os dados a serem integrados incluem o posicionamento georreferenciado das fazendas e talhões (glebas), levando em consideração as características de produtividade e as condições operacionais das áreas a serem planejadas.

Além disso, informações específicas dos equipamentos envolvidos, como tratores, colhedoras, instalações e frotas de apoio, também devem ser incorporadas ao planejamento.

O resultado final será um plano que atinja os objetivos e metas estratégicas, ajustado às diferentes realidades das usinas e fazendas que compõem o grupo agroindustrial em busca dessa solução.

Vamos acelerar o seu projeto junto conosco?

As aplicações para a primeira edição já estão disponíveis: