Mulheres em ascensão: programa de treinamento forma turma de mulheres
22/02/2021
O desenvolvimento de pessoas e carreiras sempre foi algo presente na essência da Atvos e na rotina diária das equipes em todas as unidades e escritórios da empresa. Por isso, incentivos como o programa Onboarding Operacional Agrícola é muito importante. Desenvolvido na unidade Conquista do Pontal, no Polo Sul, desde 2019 e chamado carinhosamente de Escolinha, o programa já formou mais de 48 profissionais para operação de caminhões, tratores e colhedoras, e já foram lançados 22 integrantes, com previsão de formar mais 40 em 2021.
Com treinamento teórico e prático realizado por multiplicadores da Atvos, os integrantes que demonstram interesse em ocupar novos cargos e que têm perfil para as posições são selecionadas pelos seus líderes e realizam o curso com 40 horas de duração.
Neste mês, a Escolinha formou uma turma ainda mais especial. Pela primeira vez, se formaram apenas mulheres, totalizando 13 integrantes que estão aptas a operar trator agrícola, e estão esperando a oportunidade de mostrarem tudo o que aprenderam contando com a parceria dos multiplicadores.
A ideia de formar a turma exclusivamente feminina veio a partir da percepção de que as mulheres não participavam tanto do programa, bem menos que integrantes homens. Por isso, líderes e a área de P&O da unidade Conquista do Pontal trabalharam em conjunto para identificar mulheres que tivessem o perfil para fazer o treinamento, além de servir como motivação para que outras integrantes possam entrar e buscar novos desafios dentro de suas equipes.
O curso contou com o mesmo conteúdo que o já aplicado para outras turmas, porém, com algumas modificações, como o trabalho no âmbito motivacional e de autoconfiança das participantes, muito necessário para os novos cargos. O resultado foi ótimo, com 13 mulheres formadas e com uma média de performance do curso ainda maior que a normal.
Joelma Santana se formou no programa e conta que ele contribuiu muito para sua confiança. Hoje, ela sabe que não tem mais um “lugar de mulher” e que ela pode ser e estar onde quiser. “A Escolinha me deu outra direção. Hoje, meu objetivo na empresa é crescer e mostrar para mim mesma do que eu sou capaz”, contou ela entusiasmada. Valdilene Silva também compartilhou como a experiência na Escolinha foi positiva para mostrar a capacidade das mulheres em qualquer trabalho ou cargo. “Quando eu estava dentro do trator, eu olhava pra frente e pensava: ‘Quem diria que eu estaria aqui um dia?’ e me senti realizada, mais forte e mais capaz!”.
O programa Onboarding Operacional Agrícola é uma prova do comprometimento da Atvos com o desenvolvimento de cada integrante que acredita no propósito da nossa empresa e renova o amanhã diariamente. Por enquanto, a Escolinha está operando somente na Unidade Conquista do Pontal, mas a expectativa é de ser implementada em outras unidades também e expandir o programa.