Sebrae e Atvos assinam convênio para desenvolver cadeias produtivas na região Norte de MS

NOTÍCIAS

24/02/2022

Empresa integrará Grupo de Trabalho com outros grandes empreendimentos, com o objetivo de fortalecer fornecedores locais

Durante o Dia da Oportunidade, ocorrido em Costa Rica no dia 17 de fevereiro, a Atvos assinou um termo de parceria técnica junto do Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, que visa desenvolver as cadeias produtivas dos municípios de Costa Rica e Chapadão do Sul, ambos localizados na região Norte do Estado. Com isso, serão realizadas ações para aumentar a competividade de fornecedores locais, para que possam atender às demandas de serviços e produtos de grandes empreendimentos.

 

A partir da assinatura, a Atvos passará a integrar um Grupo de Trabalho (GT) de Encadeamento Produtivo da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Já participam da iniciativa os empreendimentos SLC Agrícola, considerado o maior produtor de soja do mundo, e Grupo Schlatter, que se destaca pela produção de algodão.

 

O GT, uma união entre grandes empresas locais, Prefeituras Municipais e Sebrae, irá organizar e promover ações de desenvolvimento de fornecedores – ou seja, micro e pequenas empresas, em Chapadão do Sul e Costa Rica. Na outra ponta, o Sebrae irá estudar as demandas apresentadas pelas empresas “âncoras”, para incorporá-las em capacitações voltadas aos pequenos negócios, qualificando-os para atenderem às necessidades elencadas.

 

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa irá aumentar a competitividade das pequenas empresas. “Mostraremos para o pequeno negócio o que ele pode vender, no que ele precisa se qualificar, melhorar na sua gestão, melhorar no seu produto, para que ele possa entregar algo que tenha valor para a grande empresa, e assim ela pode comprar do município, comprar da região, e se desenvolver com a inclusão do pequeno negócio”, reforçou.

 

Presente na assinatura, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, afirmou que existe uma demanda dos pequenos empresários, para que possam vender para grandes empresas e o Grupo de Trabalho irá atender a este anseio. “Os fornecedores locais alegam ter dificuldade de vender para esses grandes empresários e nessa roda de conversa, nós estamos aliando exatamente isso, esse grupo de trabalho vai esclarecer: aquele que quer vender, o que ele precisa, algumas regras e o grande comprador vai saber que temos produtos que ele adquire fora, que tem a disponibilidade aqui”, disse.

 

O diretor superintendente da Atvos, Marcelo Caldato Fiomari, explica que a empresa possui como princípios incentivar o mercado local, por isso, a parceria com o Sebrae irá contribuir para atingir esse objetivo. “Sempre que possível, se tivermos a opção de contratar alguém local para nos atender, a gente vai fazer. Isso é muito da nossa empresa, promover esse desenvolvimento regional das cidades onde estamos instalados, para gerar mais riqueza e para que ela permaneça ali na localidade”, destacou.

 

“Temos uma demanda muito grande por prestadores de serviços, por fornecedores. Entendemos que podemos contribuir comprando mais, tendo mais prestadores de serviços locais que atendam às nossas necessidades, o que também pode gerar mais emprego e mais renda para o município. Exigimos algumas questões que normalmente o pequeno empresário tem que se adequar para poder prestar o serviço, e é nisso que o Sebrae vem ajudar e nos apoiar para qualificar melhor esses empresários”, complementa o diretor de Pessoas e Administração da Atvos, Chafick Luedy.

 

Também participou do momento da assinatura o secretário Especial do Escritório de Assuntos Estratégicos com os Municípios da Casa Civil, Marco Aurélio Santullo. Ainda durante o Dia da Oportunidade realizado em Costa Rica, a sessão de negócios contou com a participação da Atvos e SLC Agrícola, compondo como empresas âncoras em busca de fornecedores locais.

 

Encadeamento produtivo

A parceria com a Atvos integra o projeto Conexões Corporativas, uma estratégia do Sebrae que conecta grandes empresas aos pequenos negócios. “O Sebrae vem nesse momento ajudar a fortalecer essas conexões. Temos um projeto chamado Conexões Corporativas, que é juntar essa pequena empresa com a grande empresa, ver o que um precisa e o que o outro pode fornecer. Iremos levar o desenvolvimento através da inclusão desse pequeno negócio”, finaliza Claudio Mendonça.