Nossa energia é laranja | Conheça Joana Tereza Pereira, operadora no plantio mecanizado

NOTÍCIAS

10/03/2022

A inclusão e a diversidade é um dos compromissos da Atvos. Acreditando no protagonismo feminino, a inclusão de mulheres para atuar no campo faz parte de uma importante agenda da cultura organizacional da empresa.

Diante deste cenário, a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, finalizará a capacitação, até o fim de março, de cerca de 130 mulheres para operação de máquinas agrícolas em diferentes regiões do país. Desse total, 40 são moradoras de comunidades em Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio (SP), que passarão por treinamentos realizados pela Unidade Conquista do Pontal, localizada no primeiro município.

As aulas teóricas e práticas do programa Movimento Comunidade, que antes recebia o nome de “Elo com Elas”, iniciam neste mês e estão divididas em três blocos: desenvolvimento pessoal, habilidades técnicas e desenvolvimento para o mercado de trabalho.

Para Joana Tereza Pereira, que trabalha na área de plantio mecanizado da Unidade Conquista do Pontal, ser a única mulher da planta a atuar na função é motivo de muito orgulho. “No início foi um grande desafio, mas nunca senti nenhuma diferenciação por parte da empresa, líderes e colegas no modo de me tratar. Gosto do que faço e me sinto realizada, pois sempre quis trabalhar no setor”, diz.

Até o início da próxima safra, mais mulheres atuarão no campo graças à capacitação desenvolvida pela empresa. “Nosso principal objetivo é qualificá-las como tratoristas e fazer com que elas estejam 100% aptas a concorrer a vagas no mercado de trabalho como um todo, seja no setor sucroenergético ou em outros segmentos do agronegócio” explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas & Organização da Atvos.

 

Saiba mais sobre a história da Joana no vídeo: