A jornada de Aline de Moura pela diversidade com pessoas com deficiência!
03/12/2021
Hoje, 03/12, comemora-se o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência, data criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e muito significativa para conscientizar sobre a importância da diversidade, respeito e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, em todas as suas esferas.
A Atvos tem a valorização e o desenvolvimento das pessoas em seus princípios e, por isso, se empenha em tornar o ambiente de trabalho diverso e aberto a todos. A Aline de Moura, integrante de P&O do Escritório São Paulo é um exemplo disso. Desde os 13 anos, Aline convive com a Artrite Reumatoide, uma doença inflamatória degenerativa que afeta as articulações e movimentos do corpo, além de impactar órgãos.
A doença pode limitar os movimentos do corpo ao longo dos anos e, hoje, Aline já não tem mais 100% da movimentação das mãos e pés. No entanto, este nunca foi o obstáculo na carreira dela, e sim o preconceito das pessoas. Antes de trabalhar na Atvos, Aline passou por algumas empresas que não a respeitavam enquanto profissional e não reconheciam o seu trabalho. Isso porque gestores a contratavam visando apenas o preenchimento de cotas estabelecidas pelo governo, e não porque acreditavam em sua capacidade.
Mesmo assim, ela dava seu máximo para que a condição de PcD nunca a definisse, pois ela sabia de seu potencial. “Eu posso ficar em um emprego, recebendo normalmente, mas se eu não estiver trabalhando, estiver só cumprindo a cota, eu não quero, porque aí eu não vou conseguir atingir o que eu espero na minha carreira”, conta ela.
Quando entrou na Atvos há quatro anos, a futura líder de Aline viu nela o que era preciso para estar na empresa, alta capacidade de realização e engajamento para renovar o amanhã. E isso a Aline sempre teve. Por estar na equipe de Pessoas & Organização e lidar diretamente com recrutamento e desenvolvimento de integrantes, Aline desempenha um importante papel em gerar uma discussão cada vez maior e mais colaborativa a respeito do tema dentro da Atvos e no mercado de trabalho, mostrando que nossa companhia valoriza e está aberta para todas as pessoas.
“Minha líder nunca me apresentou aos outros integrantes como PcD como em outros empregos, sempre deixou a decisão de contar nas minhas mãos. A minha equipe demorou um bom tempo para saber, mas eu contei porque é a minha história, eu não posso deixar de contar a minha experiência, porque pode ser uma motivação para outras pessoas não desistirem fácil dos seus objetivos”, comentou ela.
Além de ter sido uma das idealizadoras do Comitê de Diversidade & Inclusão da Atvos, lançado este ano e que tem o objetivo de reforçar o posicionamento da empresa contra qualquer tipo de discriminação e intolerância e gerar discussões saudáveis com pluralidade de ideias e colaboração de todos, Aline também é a representante da Atvos no Pacto Global da ONU, compromisso pelo desenvolvimento sustentável do planeta que conta com diversas empresas.
Um ambiente diverso só tem vantagens, como o desenvolvimento de mais empatia entre os integrantes, discussões esclarecedoras e que agregam novos conhecimentos, e a evolução de pensamento das pessoas e da sociedade como um todo, pois a inclusão, ou a falta dela, não afeta apenas a pessoa com deficiência, mas também sua família, amigos, equipe de trabalho e muitas pessoas que as cercam. Respeitar o próximo, a diversidade e contribuir para uma sociedade mais diversa, inclusiva e igualitária é renovar o amanhã.