Atvos apoia ação inédita de coleta seletiva em Nova Alvorada do Sul (MS)

NOTÍCIAS

16/01/2023

Empresa integra Comissão de Meio Ambiente do município e compartilhará sua experiência com ações ambientais de descarte e gestão de resíduos

Reduzir o impacto ambiental a partir da destinação correta de materiais para reciclagem, proporcionando geração de renda para cooperativas e catadores da região. Com esse propósito, a Comissão de Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul (MS), que conta com a participação da Atvos, iniciará neste ano um programa estruturado de gestão de resíduos sólidos, que levará à cidade um projeto até então inédito de coletiva seletiva para as comunidades.

 

Desenvolvida e aprovada pelo Conselho Municipal de Nova Alvorada do Sul, a iniciativa será uma das principais ações de educação e preservação ambiental no calendário municipal de 2023. Além de direcionar toneladas de resíduos como plástico, papel, vidro e metal que podem ser reciclados ou utilizados na indústria transformadora, contribuindo fortemente para a limpeza das áreas públicas da cidade, os trabalhadores locais que vivem da atividade serão diretamente beneficiados a partir da criação de um planejamento mais organizado para a execução dos trabalhos de coleta.

 

“Para a Atvos, é muito importante compartilhar nossa experiência nesse aspecto sustentável e em prol do meio ambiente com parceiros e comunidades, pois fortalecemos a agenda local de recuperação e proteção dos ecossistemas, um compromisso que deve ser toda a sociedade”, afirma Fagner Fachiano dos Santos, que atua como supervisor de fertirrigação da Unidade Santa Luzia e apoia a área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia.

 

Desde que iniciou suas atividades em 2009, a Unidade Santa Luzia da empresa, localizada no município, possui uma central que promove o reaproveitamento de materiais como papel, plástico, madeira, sucata ferrosa, além de resíduos classe I (itens com óleo, graxa, tinta), ambulatoriais e sanitários. Por safra, uma média de 580 toneladas de resíduos gerados a partir das operações da planta agroindustrial passam por etapas como coleta, triagem, segregação e identificação de materiais, até ser realizado o descarte correto dos itens.

 

Atualmente, o projeto de coleta seletiva está em fase de implantação, que consiste em visitas de técnicos especializados nas residências dos moradores para realizar a distribuição de sacolas plásticas específicas e orientar os cidadãos sobre a separação de materiais descartados e o mapa com rota e horários da coleta de lixo realizada pela prefeitura. Dessa forma, a ação acontecerá de forma consciente e com o entendimento da comunidade.