Atvos apresenta ações do MOVA em workshop em Mato Grosso do Sul
28/08/2023
A Atvos, uma das maiores empresas de biocombustíveis, foi uma das participantes do Workshop MS Qualifica com o Setor de Bioenergia, realizado pela Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O encontro foi uma oportunidade para as empresas do setor sucroenergético apresentarem suas iniciativas de qualificação de mão-de-obra no estado e indicarem as principais necessidades e desafios que encontram no momento de contratação.
Para a Atvos, que possui três unidades em operação no Estado, localizadas em Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica, o desenvolvimento local é um dos principais compromissos da companhia. Participaram do workshop integrantes da equipe de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos, que apresentaram as ações do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem, programa de educação profissional da empresa que visa gerar novos conhecimentos e aptidões para quem busca uma oportunidade de emprego, seja no setor sucroenergético ou no agronegócio como um todo.
Entre as iniciativas do MOVA, está o Movimento Comunidade, voltado para os moradores das comunidades do entorno das operações. Desde o seu lançamento, em 2021, cerca de 830 pessoas em todo o Estado foram capacitadas para vagas de emprego e de aprendizagem. Além de oferecer qualificação gratuita para público em geral, a empresa também tem como foco a formação de turmas exclusivas de jovens, mulheres e Pessoas com Deficiência (PcDs).
“Essa troca de experiências foi um momento enriquecedor para todo o setor. No caso da Atvos, para que seja possível criar relações sólidas a partir do processo de transformação pelo qual a companhia vem passando, acreditamos que só conseguiremos crescer se investirmos fortemente nas nossas pessoas e em todos aqueles com quem nos relacionamos, como os moradores das comunidades do entorno das operações. Por isso, temos ampliado a oferta de cursos gratuitos de qualificação exclusivos para esse público por meio do MOVA”, destaca Kelly Parpinelli, coordenadora de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos. “Seguimos cada vez mais firmes e comprometidos com nosso propósito e temos convicção de que Mato Grosso do Sul apresenta terras férteis para que possamos alcançar novos patamares na produção de energia limpa que move o mundo e transforma vidas”, complementou.
Depoimentos Biosul e Governo MS
De acordo com o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, esse é um momento importante. “As usinas que operam no Estado hoje estão consolidadas em termos de produção e desejam continuar investindo. Sabemos que o Estado também vive um momento de pleno emprego, então entendemos a necessidade de ter esse encontro para que possamos somar forças no sentido de conciliar o perfil das vagas abertas por nossas associadas com o planejamento que o Governo e seus parceiros, como Sistema S e Funtrab, farão para oferecer qualificação às pessoas que buscam oportunidade em Mato Grosso do Sul”, explicou. A partir dessa primeira agenda, será feito um mapeamento de vagas ofertadas pelo setor sucroenergético para que sejam alinhadas ações através do MS Qualifica.
Durante o encontro, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Bruno Bastos, informou que o programa MS Qualifica, do Governo do Estado, prevê a implantação de um sistema de BI para mapear as vagas e demandas, no campo e na indústria, de cadeias produtivas prioritárias no momento, como os setores sucroenergético, de florestas e de mineração. “Queremos trabalhar, emergencialmente com a intermediação de mão-de-obra direta, daí a importância de termos um levantamento de salários, benefícios, requisitos, para divulgarmos essas informações e fazer uma busca ativa dos interessados que já existem no mercado”, informou Bastos.
Sobre o Qualifica MS
O workshop aconteceu na quinta-feira (24), no escritório da Biosul, em Mato Grosso do Sul, e reuniu diretores e coordenadores de Recursos Humanos das usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Estado com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), responsável pelo MS Qualifica, programa de estudo e qualificação profissional do Governo do Estado. Representantes do SESI, SENAI, SENAC, SENAR, SEST SENAT, Funtrab e Secretaria de Educação do Estado também participaram da agenda.