Atvos qualifica mulheres de Nova Alvorada do Sul (MS) para atuar no setor sucroenergético
04/02/2022
A Atvos realizou a formatura de 24 mulheres de Nova Alvorada do Sul (MS), que participaram de uma das iniciativas que visam incentivar a inserção do público feminino no mercado de trabalho por meio de capacitação para a prática agrícola do MOVA – Movimento Comunidade, O evento aconteceu nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, no auditório da Escola Estadual Antonio Coelho, e contou com as presenças de Maitê Paleari, primeira-dama de Nova Alvorada do Sul; Iris Gabriela Santos da Silva, vereadora atuante em causas que buscam fortalecer a representatividade e visibilidade feminina no município; Mari Meireles, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres; Lidiane Aragão, secretária de assistência Social; e Mayara Antunes do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT – Nova Alvorada do Sul).
O curso teve duração de um mês e foi conduzido por supervisores da área de CTT (corte, transbordo e transporte) e da área de Pessoas & Organização da Unidade Santa Luzia da Atvos e Corporativo. As alunas passaram por três blocos do programa: desenvolvimento pessoal, habilidades técnicas e desenvolvimento para o mercado de trabalho. As 24 novas operadoras de máquinas agrícolas receberam certificado para atuação em área de colheita e plantio mecanizados e estão 100% aptas a concorrer a vagas de empresas do setor.
“A capacitação promovida pela Atvos foi de extrema importância para a minha jornada profissional. Amo dirigir e já tinha experiência em trabalhar no campo, mas participar desta qualificação me possibilitou ainda mais conhecimentos e pude tirar dúvidas e aprimorar a minha prática”, conta Luzimar Vaz Ferreira, uma das formandas. “Sabemos que o dia a dia da mulher é corrido, pois precisa dar conta da casa, do trabalho e do estudo. Mas tudo o que aprendi neste curso valeu muito o esforço e sinto que dei muitos passos importantes para a continuidade do meu desenvolvimento na área”, afirma.
O Movimento Comunidade é uma das iniciativas do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos –, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse.
“Por meio das iniciativas do MOVA nas comunidades, buscamos promover maior inserção das mulheres no mercado de trabalho para dar visibilidade à força de trabalho feminina no campo. Valorizamos a contribuição do público feminino em toda a cadeia sucroenergética e continuaremos com os nossos programas de inclusão e capacitação para que elas possam crescer profissionalmente, gerando renda e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas da Atvos, que aderiu, em 2019, aos Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres.