BNAméricas: Brasil poderia aumentar em seis vezes a produção de biocombustíveis

NOTÍCIAS

27/06/2024

O Brasil tem capacidade para aumentar a produção de biocombustíveis em cinco ou seis vezes sem derrubar uma única árvore, afirmou Bruno Serapião, CEO da produtora de etanol Atvos, no Energy Summit, no Rio de Janeiro.

 

Isso seria possível principalmente com o aproveitamento de grandes porções de terras degradadas no país, que chegariam a 150 milhões de hectares, segundo o executivo. A área total do Brasil equivale a 851 milhões de hectares.

 

De acordo com os números mais recentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), o Brasil produziu 31,2 milhões de metros cúbicos (31,2 bilhões de litros) de etanol na safra de 2022-2023.

 

A produção de biodiesel em 2023 totalizou 7,5 bilhões de litros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

 

Controlada pelo fundo árabe Mubadala Capital, a Atvos produziu 1,67 bilhão de litros de etanol na safra de 2021-2022, segundo o último relatório disponibilizado pela empresa.

 

Para Serapião, o Brasil também tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) do mundo, graças à sua liderança na produção de óleo de soja e etanol.

 

“A decisão é como trazer essas unidades para cá. Estamos investindo em engenharia, com a responsabilidade de representar o nosso país na descarbonização global”, disse.

 

A petrolífera federal Petrobras, a Acelen (subsidiária da Mubadala que opera a refinaria de Mataripe, no estado da Bahia) e a Brasil Biofuels também fazem parte da lista de empresas que visam a produção de SAF no país.

 

Fonte: BNAméricas

Link: https://www.bnamericas.com/pt/analise/brasil-poderia-aumentar-em-seis-vezes-a-producao-de-biocombustiveis-sem-derrubar-uma-arvore