Entenda o que acontece no início da safra de cana-de-açúcar!

NOTÍCIAS

05/04/2022

É a hora de produzir etanol, energia elétrica e açúcar VHP. Saiba como!

Começou mais uma safra de cana-de-açúcar na Atvos, uma das maiores produtoras de bioenergia do país, e agora é hora de produzir etanol, energia elétrica limpa e açúcar VHP para contribuir com um futuro mais sustentável. Mas o que acontece de fato quando a safra começa?

 

A safra é o “ano novo” para a Atvos. Como explicamos aqui (link), na entressafra tudo foi preparado para a nova safra chegar, desde o solo, passando pelas máquinas e pelos integrantes que receberam diversos treinamentos. Foi nesse período que a cana-de-açúcar foi plantada nos canaviais da Atvos e de parceiros. A partir disso, começa a colheita, que pode durar de abril até dezembro.

 

A Atvos conta com recursos de tecnologia inovadores para acompanhar todas as etapas de produção do etanol, da energia elétrica e do açúcar VHP, desde o uso e ocupação do solo, a redução no consumo de recursos hídricos, até a gestão de resíduos gerados no processo. A empresa também utiliza equipamentos para acompanhar níveis de umidade e outros aspectos para evitar queimadas, além de checar questões climáticas, uma vez que o clima pode interferir na colheita, como chuvas intensas e geadas.

 

Com todos esses cuidados, começa então a safra, a hora de colher a cana-de-açúcar. O ideal é que ela esteja em seu pico de maturação da cultura, ou seja, com o máximo de teor de açúcar possível para que seja aproveitado durante o processo produtivo.

 

Após a colheita, a cana é transportada até a indústria, para começar outros processos para sua utilização e transformação em etanol, energia elétrica e açúcar VHP.

 

Fique de olho em nossos canais para saber mais sobre todos os nossos processos!