Globo Rural: Atvos investe na capacitação de jovens aprendizes PcD em MS

NOTÍCIAS

15/03/2023

Empresa reforça o compromisso de promover diversidade no setor sucroenergético

Por: Redação Globo Rural
Data: 13/03/2023

A Atvos, empresa do setor de açúcar e etanol iniciou a 2ª turma de seu programa de qualificação de pessoas com deficiência (PcD). Os jovens aprendizes começaram o treinamento no dia 1º para ocupar cargos de assistentes administrativos na empresa em Mato Grosso do Sul.

A capacitação é gratuita e formará 16 alunos, todos residentes de Glória de Dourados (MS). O curso terá 800 horas de aulas teóricas e práticas, que deverão acontecer na Unidade Eldorado da Atvos, localizada em Rio Brilhante (MS). O final da especialização está previsto para setembro de 2024.

Em nota, a diretora de Pessoas & Organização e Comunicação da Atvos, Silvana Sacramento, afirma que a capacitação de pessoas com deficiência é fundamental para sua inclusão no mercado de trabalho. “Também ajuda a promover o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, tornando-os agentes de mudanças positivas no setor e em suas carreiras profissionais”, diz.

Além deste grupo de jovens, outra turma de 12 estudantes PcD vem recebendo, desde agosto de 2022, aprendizagem para a função de almoxarife, em Mirante do Paranapanema (SP). A iniciativa faz parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e das comunidades localizadas no entorno das operações.

Mercado pouco inclusivo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 24% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência no Brasil. Sua taxa de participação no mercado de trabalho é de 28,3%, menos da metade do índice registrado entre as pessoas sem deficiência, que é de 66,3%. Os dados contabilizam quem está ocupado e quem está em busca de trabalho.

A diferença entre essas pessoas é um indicativo dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência para acesso ao trabalho formal. No Brasil, toda empresa com 100 funcionários ou mais é obrigada por lei a ter de 2% a 5% dos seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência, de acordo com a Lei de Cotas.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.