Nossa produção de álcool 70% combate a Covid-19
26/02/2021
Como já sabemos, a pandemia de Covid-19 trouxe novos hábitos a fim de garantir a segurança e saúde da população e evitar a transmissão da doença. O uso de álcool 70% para desinfetar as mãos cresceu de forma excepcional, mas você sabe a diferença dele para outras variações do álcool e como ele é produzido?
Apesar de o mais indicado para prevenir a transmissão do novo Coronavírus seja lavar as mãos com água e sabão, o álcool 70% também é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades brasileiras por suas propriedades antissépticas. Na concentração de 70%, o álcool tem a medida exata de água para entrar no interior do microrganismo, seja uma bactéria, fungo ou vírus, e desacelerar a evaporação do álcool, aumentando o tempo de contato com o microrganismo, causando sua eliminação. Em outras concentrações, a água pode desidratar o vírus, fungo ou bactéria de forma mais rápida, impedindo que o álcool o destrua. Por isso, o álcool absoluto, com 99,6%, ou o etanol não são recomendados para a prevenção da Covid-19 e outras doenças.
Desde o início da pandemia, a Atvos adaptou suas operações para contribuir no combate à Covid-19 com o produto e já doou 160 mil litros de álcool 70% para mais de 30 cidades. Mas você sabe como isso foi feito?
Cristiano Azeredo, responsável industrial de uma das nossas unidades, explica que o álcool 70% é uma variação do etanol hidratado que a Atvos já produz. Hoje, o etanol hidratado produzido pela empresa possui a concentração em volume de aproximadamente 95% de álcool e 5% de água. Para ter os fins de assepsia necessários que o momento de pandemia exige, a combinação de álcool e água tem que ser de 70% e 30%, respectivamente. Ou seja, após o primeiro processo de produção de etanol hidratado, nossas unidades acrescentam mais água à mistura para chegar no resultado esperado que combate o novo coronavírus, assim como outras bactérias e microrganismos.
O processo de hidratação é simples, mais requer cuidados especiais. Essa nova etapa de hidratação leva e mobiliza diversos integrantes, tanto das próprias equipes de operação de etanol, como laboratório, planejamento e administrativo.
Mas aqui na Atvos, acreditamos que toda essa movimentação vale a pena para contribuir na proteção da população contra a Covid-19, cuidando do amanhã de todos!