Que sejamos todos/as inclusivos/as!
27/04/2021
O tema Diversidade & Inclusão está em todos os locais e pautas nos últimos anos e para começar a escrever este texto, fui ao dicionário em busca do significado de ambas as palavras e eis que aparece:
Diversidade: Conjunto diverso, múltiplo, composto por variadas coisas ou pessoas; multiplicidade: a diversidade das espécies. Característica ou estado do que é diverso, diferente, diversificado; não semelhante: diversidade de argumentos no discurso.
Inclusão: Integração absoluta de pessoas que possuem necessidades especiais ou específicas numa sociedade: políticas de inclusão.
Daí me recordei de uma frase que li em uma reportagem que, para mim, resume bem o que diz aí em cima e representa melhor todo este processo que estamos vivenciando:
Diversidade é chamar para festa, inclusão é convidar para dançar e o mais importante: a festa é de graça!
Estou na Atvos há quase 3 anos e, desde então, venho refletindo meu papel como indivíduo na sociedade e, mais do que isso, com a insatisfação constante e o quê de provocação, pensando em como as empresas podem refletir a sociedade que vivemos em suas operações.
Em um recente estudo feito pela Consultoria McKinsey chamado “Diversidade Importa”, foi apresentado que empresas percebidas pelos colaboradores como tendo diversidade de gênero são 26% mais prováveis a terem performance financeira superior, e empresas percebidas como tendo maior diversidade de orientação sexual na liderança são 16% mais prováveis a terem performance financeira superior.
Eu acredito que, como empresa, precisamos ser agentes transformadores da sociedade, precisamos criar um ambiente que reflita a comunidade que vivemos e isso é importante para nossa renovação do amanhã, pois só conseguimos nos renovar quando olhamos para o futuro e estabelecemos compromissos com a mudança da sociedade.
Mais do que resultados tangíveis, como demonstrado pela pesquisa acima, práticas de diversidade e inclusão trazem ainda mais resultados intangíveis para a empresa: a criação de um ambiente inclusivo com pessoas diversas que se comunicam de forma inclusiva cria um espaço empático, de escuta, em que se consegue ter mais troca de ideias. As pessoas passam a entender melhor as necessidades do outro e percebem a importância das diferenças. Isso nos faz construir um ambiente respeitoso e tolerante, e nos coloca na capacidade de eternos aprendizes para sermos inclusivos e chamar todos para dançar.
Reconhecermos essa condição de eternos aprendizes significa estarmos em um aprendizado contínuo, uma habilidade tão requerida hoje pelas constantes mudanças que vivemos. Isso contribui para evoluirmos como profissionais, como cidadãos e seres humanos. Entender que nosso ponto de vista não é o único e que há realidades diferentes da nossa só acontece ao sairmos da zona de conforto e abraçar a ideia de criarmos nossa relação com a inclusão.
Sendo assim, ao falar de Diversidade e Inclusão, meu objetivo é ser mais inclusiva em todas as minhas relações e refletir a sociedade em que eu vivo dentro das minhas relações pessoais e de trabalho, de líder e de liderada.
E você, qual sua relação com Diversidade e Inclusão para que possamos renovar o amanhã juntos/as?