Quer saber o que é o Açúcar VHP?

NOTÍCIAS

08/02/2023

Um dos produtos feitos em nossas unidades gera muitas dúvidas por aí! Saiba mais sobre ele!

O açúcar é um dos produtos mais básicos da cozinha em todo o mundo, usado no preparo de milhões de pratos doces, salgados e até bebidas, como o amado café. A Atvos tem a capacidade de produzir 700 mil toneladas de Açúcar VHP. Mas você sabe o que é isso?

 

O Açúcar VHP é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor é um pouco mais escura, parecendo com a do mel. Ele é a matéria-prima para o açúcar refinado que é vendido em mercados e usado na gastronomia.

 

Para sua produção, a cana-de-açúcar passa por diversas etapas desde sua chegada na indústria até o resultado do produto final. Após a colheita, os caminhões da Atvos chegam cheios de cana na indústria. Por lá, a primeira ação é enviar uma amostra da matéria-prima para o laboratório, para checar a sua qualidade, principalmente em relação a quantidade de açúcar presente, a fibra e a sua umidade. Com as análises realizadas, é levada para a indústria e, na sequência, vai para a moenda.

 

A moenda é um equipamento que funciona como se fosse uma “grande garapeira” e que vai moer toda a cana-de-açúcar para extrair o açúcar. Até o fim do processo, aproximadamente 97% do açúcar presente na planta será extraído e armazenado, e receberá o nome de “caldo”.

 

O caldo é levado a outro ambiente para receber um tratamento adequado em que será aquecido a uma temperatura de 105ºC para depois ser enviado ao decantador junto com cal para remover as partículas de sujeira. Esse o caldo mais “limpo”, que tem cerca de 15% de açúcar, passará então por um sistema de evaporação de água para aumentar sua concentração. O caldo, que antes continha 15% de açúcar, passa a ter cerca de 60% de açúcar, tornando-se um líquido mais viscoso chamado xarope.

 

Somente nesta etapa de xarope que a matéria-prima irá para a Fábrica de Açúcar. É lá que ele passará por um outro processo, o cozimento, que acontece em grandes tanques chamados de tachos cozedores, em que o resto de água presente no caldo será evaporado e os cristais de açúcar começarão a surgir. Após isso, essa “massa” cozida seguirá para o cristalizador para finalizar o processo de crescimento do cristal até o seu tamanho ideal e, por fim, será enviado para a centrífuga, que tem como função separar o cristal do mel presente na massa cozida. A partir daí temos o nosso produto final, o açúcar, também chamado de sacarose..

 

Esse é o açúcar VHP da Atvos, que será enviado para parceiros comerciais, sobretudo com destino no mercado exterior, para ser refinado e chegar na casa de milhões de pessoas!