O Programa Energia Social foi criado pela Atvos em 2009 com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa está inserida.
Por meio do modelo de gestão participativa, o Programa integra e fortalece os laços da empresa com a comunidade, reforçando a importância do protagonismo social como agente de transformação.
Empresa, comunidade e o governo local juntos entendem as necessidades e prioridades da população para definir os melhores investimentos socioambientais para a construção do desenvolvimento sustentável local.
Desta forma a Atvos contribui diretamente com a agenda 2030 e alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
Grandes números
+ de 160 mil
pessoas
beneficiadas
81 projetos realizados
Presente em 11 municipíos
+ de 1600
eventos
realizados
11 anos de atuação
25,8 milhões investidos
Goiás
Mineiros
Perolândia
Caçu
Cachoeira Alta
Mato Grosso
Alto Taquari
Mato Grosso Do Sul
Costa Rica
Nova Alvorada do Sul
Glória de Dourados
Deadópolis
São Paulo
Teodoro Sampaio
Mirante do Paranapanema
Cultura
Educação
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
Atividades Produtivas
MINEIROS (GO)
Cultura
Restauração do Centro Cultural Santo Agostinho: revitalização do Centro Cultural Santo Agostinho para incentivar e promover atividades socioculturais no município de Mineiros, assim como transformá-lo em um difusor da cultura local. O centro será utilizado para feiras culturais, apresentações, além de abrigar os grupos culturais do Município, proporcionando um local adequado para ensaios e armazenamento de materiais. O projeto é de grande importância para a comunidade, por se tratar de um local que faz parte da história de grande parte da população.
CACHOEIRA ALTA (GO)
Cultura
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônica do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
CAÇU (GO)
Cultura
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
TEODORO SAMPAIO (SP)
Cultura
Transformando a juventude com arte: promover atividades culturais nas áreas de teatro, dança de rua, pinhole (Fotografia), arte de rua (Grafite) e criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata, com o objetivo de resgatar a autonomia social e também a criatividade, tirando-os dos ambientes de risco e vulnerabilidade social e trazê-los para um ambiente que ofereça possíveis benefícios sociais.
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água da chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)
Cultura
Ponto de Cultura: projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água da chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
Revelando mirante: promoção da cultura e das manifestações artísticas realizadas no município. Seis oficinas culturais gratuitas, abertas à comunidade, desenvolvimento de exercícios práticos e atividades lúdicas a fim de estimular a criatividade, a autoconfiança e a integração entre os participantes. Também foram feitos trabalhos, formação de grupo de patchwork, dois grupos de dança e dois grupos de teatro para atuarem no município e se tornarem multiplicadores da oficina de leitura.
NOVA ALVORADA DO SUL (MS)
Cultura
Ponto de Cultura: o Ponto de Cultura de Sustentabilidade foi a primeira construção sustentável de Nova Alvorada do Sul. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética.
Orquestra de Acordeom: criação de uma orquestra por meio de oficinas com aulas teóricas e práticas, proporcionando a sociabilidade, aprendizado cultural, educacional e profissional por meio da música.
COSTA RICA (MS)
Cultura
Cantigas e cirandas: Produção de um livro e um CD sobre cantigas, cirandas, histórias e contos tradicionais da região de Costa Rica (MS). A tiragem de 2 mil exemplares foi disponibilizada gratuitamente aos professores da rede pública municipal e estadual.
Auditório ambiental: construção de um Auditório Cultural e Ambiental para realização de eventos culturais e relacionados à preservação do Meio Ambiente., além de proporcionar à comunidade um espaço para uso múltiplo, disseminando informações sobre cultura e meio ambiente dentro de uma área de conservação.
MINEIROS (GO)
Atividades produtivas
Fortalecimento da agricultura familiar: apoio à gestão e melhoria de infraestrutura da Coopermin (Cooperativa Mista de Agricultores de Mineiros e Região), para a produção em escala por meio do Programa de Assistência Técnica da Emater/Prefeitura para fornecer alimentos com alto padrão de qualidade ao consumidor e para a merenda escolar.
CACHOEIRA ALTA (GO)
Atividades produtivas
Ribeirão dos Paulas: horta comunitária para gerar renda para pequenos produtores e garantir o fornecimento de hortaliças orgânicas para o município, a partir de implantação de uma horta em 2 hectares. Além da estruturação do espaço físico, os produtores passaram por capacitação sobre o cultivo orgânico de hortaliças.
PEROLÂNDIA (GO)
Atividades produtivas
Núcleo de corte e costura: surgiu para atender uma demanda do município e promover geração de renda para 22 mulheres assentadas. Além da reforma do espaço físico e aquisição de máquinas de costura profissionais, o projeto ofereceu às mulheres qualificação de corte e costura industrial, associativismo e plano de negócio desenvolvido em parceria com o Sebrae.
Rádio comunitária: estruturação da primeira rádio comunitária no município de Perolândia, com o objetivo de atender às necessidades de veiculação de informações locais e programação cultural relevantes à população.
TEODORO SAMPAIO (SP)
Atividades produtivas
Nutrição animal: apoio à cadeia produtiva do leite através de implantação de técnicas de nutrição do gado leiteiro para suplementar a alimentação do gado no período de seca.
MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)
Atividades produtivas
Casa AMAS: construção da sede Casa da A.M.A.S (Associação de Mulheres Assentadas), uma estrutura física destinada para atender às necessidades de lazer, qualificação profissional, atividades físicas, apoio a saúde, integração social e geração de renda das mulheres assentadas. Além disso, oferece um lugar acolhedor e prazeroso para as mulheres e seus familiares, onde poderão desenvolver projetos com foco em saúde, cultura e educação, para atender a demanda dos que vivem no campo.
NOVA ALVORADA DO SUL (MS)
Atividades produtivas
Hortas circulares: disseminação de conhecimentos práticos de produção de hortas circulares, por meio de um sistema agroecológico que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento.
MINEIROS (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Primeiros passos: reforma e ampliação do CMEI Criança Feliz e o CMEI Noêmia Ferreira para aumentar a oferta de novas 168 vagas e oferecer um ambiente adequado.
Mais sentido aos jardins: construção do primeiro jardim sensorial do estado de Goiás, se tornando um espaço didático, psicopedagógico e terapêutico para vivenciar acessibilidade, educação ambiental e percepção baseada na proposta de estímulo aos sentidos.
Acreditar na diversidade ACREDITAR NA DIVERSIDADE: qualificação profissional de pessoas com deficiência, com o objetivo de incluí-los o mercado de trabalho. A turma formou 26 pessoas com deficiência.
CACHOEIRA ALTA (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Ampliação de escola: reforma e ampliação da escola Pedro Ludovico, além da reforma da cozinha e construção de um novo refeitório, com o objetivo de oferecer um ambiente mais adequado para alimentação das crianças e aumentar o número de vagas ofertadas do município.
Ampliação da creche: ampliação de estrutura física da creche de Cachoeira Alta, com o objetivo de aumentar o número de vagas ofertadas e melhorar a qualidade do espaço já existente.
Conselho tutelar: construção de uma nova sede para o conselho tutelar para melhorar a qualidade do atendimento realizado no município além de aumentar o número de famílias atendidas diariamente.
QUALIFICAÇÃO DE CORTE E COSTURA: o projeto qualificou 45 mulheres em situação de vulnerabilidade social ou desempregadas, por meio de um curso de modelagem, corte e costura, propiciando assim a capacitação da mão de obra local, favorecendo a geração de emprego e renda.
APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS: apoio no transporte universitários do município à universidade situada em Rio Verde, com o objetivo de oportunizar o ensino superior de qualidade para os jovens da região.
CAÇU (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Ampliação da creche Valéria: ampliação da Creche Valéria Jaime Peixoto Perillo, resultando no aumento de 120 novas vagas a serem ofertadas para a comunidade, e sanando o déficit existente no município.
Acreditar na diversidade: o projeto qualificou 18 pessoas com deficiência com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado “Mitos e Verdades” para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
PEROLÂNDIA (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
ALTO TAQUARI (MT)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Qualifica Taquari: turmas de aperfeiçoamento e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologia da informação e construção civil.
TEODORO SAMPAIO (SP)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Acreditar na Diversidade: qualificação de 20 pessoas com deficiência do município de Teodoro Sampaio, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado "Mitos e Verdades" para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Pós-graduação em psicopedagogia: Pós-graduação para 80 educadores, com 450 horas/aula ministradas por professores-doutores da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).
NOVA ALVORADA DO SUL (MS)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Educação ambiental: atividades de educação ambiental direcionada para professores para difundir princípios, valores e práticas para a implantação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos no município.
ELO COM ELAS: qualificação profissional voltada para o público feminino, com o objetivo de incluí-las no mercado de trabalho, tornando-o cada vez mais inclusivo e diverso. O Elo com Elas qualificou 25 mulheres em operadoras de máquinas agrícolas.
ESTAÇÃO DO SABER: Com o objetivo de melhorar a educação no município, o estação do saber trata-se da transformação de um ônibus sucata em um espaço lúdico de estudos, que possa atender toda a rede municipal de ensino, trabalhando o reforço escolar e outras atividades educacionais;
COSTA RICA (MS)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Acreditar na Diversidade: qualificação de 16 pessoas com deficiência do município de Costa Rica, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado "Mitos e Verdades" para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
Cantinho acolhedor: aquisição de móveis e equipamentos para adequação do espaço a ser reformado do Centro de Educação Infantil Sonho Meu, com o objetivo de oferecer um ambiente acolhedor para favorecer o aprendizado das crianças.
MINEIROS (GO)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Monitoramento da biodiversidade: programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Cicloturismo no PNE: estruturar a atividade de ciclismo no Parque Nacional das Emas para incentivar a visitação, com capacitação de 30 guias e condutores e abertura de uma trilha ciclística monitorada com 20 bicicletas.
Reabertura do PNE: reestruturação da infraestrutura, recuperação de trilhas, criação do plano de contingência e combate a incêndios e aquisição de veículo adaptado para visitação do parque.
PEROLÂNDIA (GO)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Conservando a árvore na mata, a água no rio e o homem na terra: realizou ações de recuperação das nascentes do assentamento Três Pontes incluindo avaliação socioambiental e estudo etnoecológico. Além disso, proporcionou o diálogo e troca de experiências com os agricultores assentados sobre a importância da recuperação e conservação ambiental.
Viveiro municipal de mudas: segunda etapa do "Conservando a árvore na mata, a água no rio e o homem na terra", oferecendo mudas nativas à comunidade, possibilitando a continuidade das ações que possam recuperar as nascentes da região e reflorestamento de áreas degradadas.
Plano de saneamento: criado para atender as premissas legais da Política Federal de Saneamento Básico com a criação de instrumentos do desenvolvimento municipal sustentável, voltado para o aumento das condições de salubridade de sua população e, consequentemente, da qualidade de vida de seus habitantes.
Revitalização urbana: realizada para estimular o crescimento local com infraestrutura adequada para logística rodoviária, além de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana.
ALTO TAQUARI (MT)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
CTI Neonatal: instalação no Hospital Municipal de dois novos leitos de CTI Neonatal e dois leitos para adultos com o objetivo de atender adequadamente a população local, além de evitar deslocamento para outros municípios melhorando os índices relacionados à mortalidade infantil na cidade.
Monitoramento da biodiversidade: executar um programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Sede da Pestalozzi: estruturar uma sede adequada para a adoção dos serviços de atendimento multidisciplinar à pessoa com deficiência no município.
TEODORO SAMPAIO (SP)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
NOVA ALVORADA DO SUL (MS)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Laboratório de análises clínicas: reforma da infraestrutura física e operacional do laboratório de análises clínicas do município, com o objetivo de ampliar a capacidade de exames oferecidos.
COSTA RICA (MS)
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Doação de ambulância: doação de ambulância para a Fundação Cirúrgica Hospitalar do município a fim de melhorar a qualidade do transporte de pacientes.
Viveiro de mudas: estruturação do viveiro municipal para a produção de mudas nativa, com o objetivo de incentivar o plantio de mudas nativas na região.
Materiais hospitalares: doação de materiais hospitalares para melhoraria da qualidade do atendimento realizado na Fundação Hospitalar do município.
Ampliação da fundação hospitalar: ampliação e readequação da infraestrutura da Fundação Hospitalar de Costa Rica, além de qualificar o atendimento de pacientes críticos, gestantes, internações clínicas e cirúrgicas.
Mediação de conflitos: construção de um Núcleo de Mediação no município e formação de 30 mediadores civis voluntários para atuar em questões de conflito social.
Monitoramento da Biodiversidade: programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Mova-se: construção de uma nova sala de fisioterapia na APAE de Costa Rica, com o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas e melhorar a qualidade no atendimento.
Oficina dos sonhos: adequação física e na gestão do projeto existente "Oficina dos Sonhos" e integração com a "Oficina de Artes", regularizando os espaços para uso de crianças, adolescentes e jovens. Inserir os adolescentes em conflito com a lei em atividades artísticas e ações socioeducativas, oferecendo-lhes oportunidade de reinserção social.
Florestinha: implantação do Núcleo “Florestinha” para a promoção de Educação Ambiental na região, trabalhando com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
CACHOEIRA
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Caçu
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Mineiros
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Perolândia
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Alto do Taquari
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Costa Rica
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Nova Alvorada
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Teodoro Sampaio
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
Mirante de Paranapanema
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
LOREM IPSUM
MINEIROS (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Primeiros passos: reforma e ampliação do CMEI Criança Feliz e o CMEI Noêmia Ferreira para aumentar a oferta de novas 168 vagas e oferecer um ambiente adequado.
Mais sentido aos jardins: construção do primeiro jardim sensorial do estado de Goiás, se tornando um espaço didático, psicopedagógico e terapêutico para vivenciar acessibilidade, educação ambiental e percepção baseada na proposta de estímulo aos sentidos.
Acreditar na diversidade ACREDITAR NA DIVERSIDADE: qualificação profissional de pessoas com deficiência, com o objetivo de incluí-los o mercado de trabalho. A turma formou 26 pessoas com deficiência.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Monitoramento da biodiversidade: programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Cicloturismo no PNE: estruturar a atividade de ciclismo no Parque Nacional das Emas para incentivar a visitação, com capacitação de 30 guias e condutores e abertura de uma trilha ciclística monitorada com 20 bicicletas.
Reabertura do PNE: reestruturação da infraestrutura, recuperação de trilhas, criação do plano de contingência e combate a incêndios e aquisição de veículo adaptado para visitação do parque.
Atividades produtivas
Fortalecimento da agricultura familiar: apoio à gestão e melhoria de infraestrutura da Coopermin (Cooperativa Mista de Agricultores de Mineiros e Região), para a produção em escala por meio do Programa de Assistência Técnica da Emater/Prefeitura para fornecer alimentos com alto padrão de qualidade ao consumidor e para a merenda escolar.
Cultura
Restauração do Centro Cultural Santo Agostinho: revitalização do Centro Cultural Santo Agostinho para incentivar e promover atividades socioculturais no município de Mineiros, assim como transformá-lo em um difusor da cultura local. O centro será utilizado para feiras culturais, apresentações, além de abrigar os grupos culturais do Município, proporcionando um local adequado para ensaios e armazenamento de materiais. O projeto é de grande importância para a comunidade, por se tratar de um local que faz parte da história de grande parte da população.
CACHOEIRA ALTA (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Ampliação de escola: reforma e ampliação da escola Pedro Ludovico, além da reforma da cozinha e construção de um novo refeitório, com o objetivo de oferecer um ambiente mais adequado para alimentação das crianças e aumentar o número de vagas ofertadas do município.
Ampliação da creche: ampliação de estrutura física da creche de Cachoeira Alta, com o objetivo de aumentar o número de vagas ofertadas e melhorar a qualidade do espaço já existente.
Conselho tutelar: construção de uma nova sede para o conselho tutelar para melhorar a qualidade do atendimento realizado no município além de aumentar o número de famílias atendidas diariamente.
QUALIFICAÇÃO DE CORTE E COSTURA: o projeto qualificou 45 mulheres em situação de vulnerabilidade social ou desempregadas, por meio de um curso de modelagem, corte e costura, propiciando assim a capacitação da mão de obra local, favorecendo a geração de emprego e renda.
APOIO AOS UNIVERSITÁRIOS: apoio no transporte universitários do município à universidade situada em Rio Verde, com o objetivo de oportunizar o ensino superior de qualidade para os jovens da região.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Vida saudável: qualificação dos agentes de saúde, sociais e de educação para atuar junto às comunidades em temas ligados a vulnerabilidade social com foco em adolescentes e jovens. O trabalho visou a conscientização e orientaçãoda relação entre pais e filhos, jovens e a melhor idade das famílias.
Atividades produtivas
Ribeirão dos Paulas: horta comunitária para gerar renda para pequenos produtores e garantir o fornecimento de hortaliças orgânicas para o município, a partir de implantação de uma horta em 2 hectares. Além da estruturação do espaço físico, os produtores passaram por capacitação sobre o cultivo orgânico de hortaliças.
Cultura
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônica do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
CAÇU (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Ampliação da creche Valéria: ampliação da Creche Valéria Jaime Peixoto Perillo, resultando no aumento de 120 novas vagas a serem ofertadas para a comunidade, e sanando o déficit existente no município.
Acreditar na diversidade: o projeto qualificou 18 pessoas com deficiência com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado “Mitos e Verdades” para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Qualificou agentes de saúde, sociais e de educação para atuar junto às comunidades em temas ligados a vulnerabilidade social com foco em adolescentes e jovens. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Vida saudável sem vício: qualificação dos agentes de saúde, sociais e de educação para atuar junto às comunidades em temas ligados a vulnerabilidade social com foco em adolescentes e jovens.
Cultura
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
PEROLÂNDIA (GO)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Conservando a árvore na mata, a água no rio e o homem na terra: realizou ações de recuperação das nascentes do assentamento Três Pontes incluindo avaliação socioambiental e estudo etnoecológico. Além disso, proporcionou o diálogo e troca de experiências com os agricultores assentados sobre a importância da recuperação e conservação ambiental.
Viveiro municipal de mudas: segunda etapa do "Conservando a árvore na mata, a água no rio e o homem na terra", oferecendo mudas nativas à comunidade, possibilitando a continuidade das ações que possam recuperar as nascentes da região e reflorestamento de áreas degradadas.
Plano de saneamento: criado para atender as premissas legais da Política Federal de Saneamento Básico com a criação de instrumentos do desenvolvimento municipal sustentável, voltado para o aumento das condições de salubridade de sua população e, consequentemente, da qualidade de vida de seus habitantes.
Revitalização urbana: realizada para estimular o crescimento local com infraestrutura adequada para logística rodoviária, além de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana.
Atividades produtivas
Núcleo de corte e costura: surgiu para atender uma demanda do município e promover geração de renda para 22 mulheres assentadas. Além da reforma do espaço físico e aquisição de máquinas de costura profissionais, o projeto ofereceu às mulheres qualificação de corte e costura industrial, associativismo e plano de negócio desenvolvido em parceria com o Sebrae.
Rádio comunitária: estruturação da primeira rádio comunitária no município de Perolândia, com o objetivo de atender às necessidades de veiculação de informações locais e programação cultural relevantes à população.
ALTO TAQUARI (MT)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Qualifica Taquari: turmas de aperfeiçoamento e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologia da informação e construção civil.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
CTI Neonatal: instalação no Hospital Municipal de dois novos leitos de CTI Neonatal e dois leitos para adultos com o objetivo de atender adequadamente a população local, além de evitar deslocamento para outros municípios melhorando os índices relacionados à mortalidade infantil na cidade.
Monitoramento da biodiversidade: executar um programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Sede da Pestalozzi: estruturar uma sede adequada para a adoção dos serviços de atendimento multidisciplinar à pessoa com deficiência no município.
TEODORO SAMPAIO (SP)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Acreditar na Diversidade: qualificação de 20 pessoas com deficiência do município de Teodoro Sampaio, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado "Mitos e Verdades" para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Atividades produtivas
Nutrição animal: apoio à cadeia produtiva do leite através de implantação de técnicas de nutrição do gado leiteiro para suplementar a alimentação do gado no período de seca.
Cultura
Transformando a juventude com arte: promover atividades culturais nas áreas de teatro, dança de rua, pinhole (Fotografia), arte de rua (Grafite) e criação de brinquedos e instrumentos musicais com sucata, com o objetivo de resgatar a autonomia social e também a criatividade, tirando-os dos ambientes de risco e vulnerabilidade social e trazê-los para um ambiente que ofereça possíveis benefícios sociais.
Ponto de Cultura: elaboração do projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água da chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
MIRANTE DO PARANAPANEMA (SP)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Pós-graduação em psicopedagogia: Pós-graduação para 80 educadores, com 450 horas/aula ministradas por professores-doutores da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Atividades produtivas
Casa AMAS: construção da sede Casa da A.M.A.S (Associação de Mulheres Assentadas), uma estrutura física destinada para atender às necessidades de lazer, qualificação profissional, atividades físicas, apoio a saúde, integração social e geração de renda das mulheres assentadas. Além disso, oferece um lugar acolhedor e prazeroso para as mulheres e seus familiares, onde poderão desenvolver projetos com foco em saúde, cultura e educação, para atender a demanda dos que vivem no campo.
Cultura
Ponto de Cultura: projeto arquitetônico do Ponto de Cultura de Sustentabilidade, que se trata da proposta para uma primeira construção sustentável no município. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água da chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética. A segunda fase do projeto, que seria a construção, não foi realizada.
Revelando mirante: promoção da cultura e das manifestações artísticas realizadas no município. Seis oficinas culturais gratuitas, abertas à comunidade, desenvolvimento de exercícios práticos e atividades lúdicas a fim de estimular a criatividade, a autoconfiança e a integração entre os participantes. Também foram feitos trabalhos, formação de grupo de patchwork, dois grupos de dança e dois grupos de teatro para atuarem no município e se tornarem multiplicadores da oficina de leitura.
NOVA ALVORADA DO SUL (MS)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Educação ambiental: atividades de educação ambiental direcionada para professores para difundir princípios, valores e práticas para a implantação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos no município.
ELO COM ELAS: qualificação profissional voltada para o público feminino, com o objetivo de incluí-las no mercado de trabalho, tornando-o cada vez mais inclusivo e diverso. O Elo com Elas qualificou 25 mulheres em operadoras de máquinas agrícolas.
ESTAÇÃO DO SABER: Com o objetivo de melhorar a educação no município, o estação do saber trata-se da transformação de um ônibus sucata em um espaço lúdico de estudos, que possa atender toda a rede municipal de ensino, trabalhando o reforço escolar e outras atividades educacionais;
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Laboratório de análises clínicas: reforma da infraestrutura física e operacional do laboratório de análises clínicas do município, com o objetivo de ampliar a capacidade de exames oferecidos.
Atividades produtivas
Hortas circulares: disseminação de conhecimentos práticos de produção de hortas circulares, por meio de um sistema agroecológico que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento.
Cultura
Ponto de Cultura: o Ponto de Cultura de Sustentabilidade foi a primeira construção sustentável de Nova Alvorada do Sul. Possui tecnologias que envolvem uma perfeita integração com o meio ambiente, como captação da água de chuva para reutilização, tratamento biológico de água, materiais recicláveis e eficiência energética.
Orquestra de Acordeom: criação de uma orquestra por meio de oficinas com aulas teóricas e práticas, proporcionando a sociabilidade, aprendizado cultural, educacional e profissional por meio da música.
COSTA RICA (MS)
Educação
Qualificação profissional: cursos profissionalizantes de mecânico, soldador, caldeireiro, operador de tratores agrícolas e colhedora de cana, eletricista, técnicas de vendas, análise e planejamento financeiro, gestão de pessoas, atendimento ao cliente, gestão ambiental, confeitaria, corte e costura industrial, instalador hidráulico, informática, entre outros.
Acreditar na Diversidade: qualificação de 16 pessoas com deficiência do município de Costa Rica, com o objetivo de incluí-los no mercado de trabalho. Além disso, o projeto ofereceu um módulo denominado "Mitos e Verdades" para as empresas da região, com o propósito de influenciá-los na inclusão da pessoa com deficiência.
Cantinho acolhedor: aquisição de móveis e equipamentos para adequação do espaço a ser reformado do Centro de Educação Infantil Sonho Meu, com o objetivo de oferecer um ambiente acolhedor para favorecer o aprendizado das crianças.
Saúde, Segurança e Preservação Ambiental
PGIRS: O plano contemplou o diagnóstico dos resíduos sólidos, modos de geração, formas de acondicionamento na origem, coleta, transporte, processamento, recuperação e disposição final. Também foi feito um prognóstico para resolução dos problemas levantados com validação pública e efeito de Lei Municipal ligados à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Doação de ambulância: doação de ambulância para a Fundação Cirúrgica Hospitalar do município a fim de melhorar a qualidade do transporte de pacientes.
Viveiro de mudas: estruturação do viveiro municipal para a produção de mudas nativa, com o objetivo de incentivar o plantio de mudas nativas na região.
Materiais hospitalares: doação de materiais hospitalares para melhoraria da qualidade do atendimento realizado na Fundação Hospitalar do município.
Ampliação da fundação hospitalar: ampliação e readequação da infraestrutura da Fundação Hospitalar de Costa Rica, além de qualificar o atendimento de pacientes críticos, gestantes, internações clínicas e cirúrgicas.
Mediação de conflitos: construção de um Núcleo de Mediação no município e formação de 30 mediadores civis voluntários para atuar em questões de conflito social.
Monitoramento da Biodiversidade: programa de monitoramento e conservação da biodiversidade na região das nascentes do Rio Araguaia, com monitoramento de oito espécies da fauna e seu comportamento com o cultivo da cana-de-açúcar. Além disso, o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade local ao Parque Nacional da Emas.
Mova-se: construção de uma nova sala de fisioterapia na APAE de Costa Rica, com o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas e melhorar a qualidade no atendimento.
Oficina dos sonhos: adequação física e na gestão do projeto existente "Oficina dos Sonhos" e integração com a "Oficina de Artes", regularizando os espaços para uso de crianças, adolescentes e jovens. Inserir os adolescentes em conflito com a lei em atividades artísticas e ações socioeducativas, oferecendo-lhes oportunidade de reinserção social.
Florestinha: implantação do Núcleo “Florestinha” para a promoção de Educação Ambiental na região, trabalhando com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Cultura
Cantigas e cirandas: Produção de um livro e um CD sobre cantigas, cirandas, histórias e contos tradicionais da região de Costa Rica (MS). A tiragem de 2 mil exemplares foi disponibilizada gratuitamente aos professores da rede pública municipal e estadual.
Auditório ambiental: construção de um Auditório Cultural e Ambiental para realização de eventos culturais e relacionados à preservação do Meio Ambiente., além de proporcionar à comunidade um espaço para uso múltiplo, disseminando informações sobre cultura e meio ambiente dentro de uma área de conservação.
GLÓRIA DE DOURADOS (MS)
Cultura
REATIVAÇÃO DA BANDA MARCIAL: A Reativação da Banda Marcial José Azevedo teve como objetivo, oportunizar atividades para desenvolver crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de resgatar a história do município, contribuindo com a educação e cultura de Glória de Dourados.
DEODÁPOLIS (MS)
Educação
CINEMA ITINERANTE: O projeto visa oferecer cultura e entretenimento para a comunidade de Deodápolis e seus distritos que ficam predominantemente em área rural e sem acesso a atividades sociais.