22 de março: Dia Mundial da Água

NOTÍCIAS

21/03/2023

A data criada pela Organização das Nações Unidas visa ampliar as discussões sobre preservação da água

A água é um dos recursos naturais mais importantes e essencial para a sobrevivência humana. Por isso, a Organização das Nações Unidas, a ONU, criou um dia dedicado à discussões sobre o tema para conscientizar as pessoas sobre o seu uso.

Apesar da grande quantidade de água existente no planeta Terra, 97% dela é salgada, concentrada nos oceanos e mares. Dos 3% que restam, temos 2,2% em forma de gelo; 0,6% em camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera e apenas 0,1% está disponível nos rios e lagos para o nosso consumo, segundo informações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Para preservar esse bem tão valioso é necessário incluir em nosso dia a dia pequenas atitudes.

Veja algumas dicas que separamos e que são fáceis de serem praticadas diariamente:

  • Tome banhos rápidos: evite banhos longos e lembre-se de desligar o registro ao se ensaboar;
  • Ao escovar os dentes: feche a torneira aberta ou use um copo de água para o enxague;
  • Na limpeza, utilize vassoura e panos úmidos: o uso de mangueira pode gerar um desperdício de até 270 litros em 15 minutos;
  • Reutilize água sempre que possível: aproveite a água da máquina de lavar para pequenas limpezas, como do carro e calçadas. Para regar as plantas, aproveite a água da chuva;
  • Evite vazamentos: certifique-se que os registros estão bem fechados. Uma torneira aberta por descuido pode gerar o desperdício de 40 litros por dia.

 

Mas e a Atvos? Você sabe o que ela faz para diminuir o consumo de água?

Nossas unidades possuem diversas iniciativas para a economia de água em seus processos e atividades. Confira:

 

Polo Goiás

Nas três unidades que compõem o Polo Goiás existe um sistema de reaproveitamento da água utilizada na manutenção automotiva. Toda a água consumida no lavador de maquinário chega a um sistema de separador de água e óleo e depois passa por tratamento para a separação do óleo e impurezas na Estação de Tratamento de Água e Óleo, a ETAO. Após esta etapa, essa quantidade de água pode ser aproveitada novamente no lavador de maquinário automotivo.

 

Polo Sul

Na Unidade Conquista do Pontal, o consumo de água é um indicador importante monitorado durante o processo de moagem da cana-de-açúcar. Com os dados do último processamento da unidade, foi possível uma redução de 0,2 m3 por tonelada de cana-de-açúcar, resultando em mais de 500 mil mna safra, por meio de alguns projetos, entre eles o reuso da água condensada dos evaporadores durante a fabricação do açúcar e etanol.

Já na Unidade Santa Luzia, existe um processo de recuperação da água usada na lavagem de telas dos filtros da prensa e nas caldeiras, que é tratada e reutilizada na embebição do bagaço na moenda, ou seja, na captação de água para umedecimento adequado e melhor extração da planta. Ambos os processos economizam aproximadamente 120 m³ por hora.

Na Unidade Eldorado, foi realizada nesta entressafra uma manutenção preventiva nas torres de resfriamento de água para a reposição e melhor troca de calor, reduzindo a quantidade de água captada dos rios.

 

 

Polo Taquari

O Polo Taquari, assim como o Polo Goiás, reaproveita a água utilizada na manutenção automotiva para reutilizar no lavador de maquinário automotivo.

Na área industrial das unidades, a água utilizada nas caldeiras para lavagem das correntes da esteira metálica é captada e enviada ao difusor para utilização no processo de embebição. Essa ação contribuiu para um menor consumo de água, reutilizando a quantidade de água já captada para atender duas atividades paralelamente.