Comunicado – Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios

NOTÍCIAS

31/03/2024

São Paulo, 31 de março de 2024 – A Atvos torna públicos em seu site os Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme previsto na Lei nº 14.611, sancionada em 03 de julho de 2023 e regulamentada pelo Decreto 11.795/2023 e pela Portaria 3.714/2023.

 

No entanto, antes de se aprofundar na análise dos documentos, vale reforçar que a companhia, uma das maiores produtoras de biocombustíveis e emissoras de Créditos de Descarbonização (CBIOs) do Brasil, emprega mais de 10 mil pessoas em quatro estados de forma direta e possui um sério compromisso para tornar o setor sucroenergético um ambiente cada vez mais plural, diverso e com a oferta de oportunidades de desenvolvimento para todas e todos, sem distinção de gênero, etnia, raça, religião ou qualquer outra vertente.

 

A empresa atua com políticas transparentes, fundamentadas em pesquisas e revisões periódicas de salários, promoção equitativa e investimentos em treinamento e conscientização. Atualmente, possui uma Política de Diversidade e Inclusão e um Comitê responsável por promover discussões e iniciativas que valorizem a diversidade, com respeito, igualdade e acolhimento no ambiente de trabalho. Também divulga amplamente o seu Código de Conduta Ética para toda a sua cadeia produtiva, promovendo iniciativas para combater o assédio moral e sexual, empoderar e valorizar a força feminina no setor, além de capacitar mulheres para assumir cargos operacionais e de liderança.

 

Como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), iniciativa do Pacto Global e da ONU Mulheres, a Atvos busca implementar ações focadas em equidade de gênero e o fim da discriminação no ambiente de trabalho.

 

Trilhas de capacitação e desenvolvimento profissional para elas

Uma das principais iniciativas desenvolvidas pela companhia está dentro do MOVA (Modelo Vivo de Aprendizagem), que já ofereceu qualificação profissional gratuita para centenas de mulheres que têm como objetivo ingressar no mercado de trabalho, seja no setor sucroenergético ou no agronegócio de forma geral. Por meio do Movimento Comunidade, que abriga o projeto antes chamado “Elo com Elas”, a empresa espera capacitar três mil pessoas nos próximos três anos, dando prioridade ao público feminino. A partir da iniciativa, espera-se aumentar a inclusão delas no mercado de trabalho e contribuir para a equidade de gênero na Atvos e em empresas locais.

 

Além disso, a Atvos também possui um Programa de Mentoria para promover a ascensão das mulheres a cargos de liderança. A primeira turma foi composta exclusivamente pelo público feminino e, após passarem pela iniciativa, um terço das mentoradas já foram promovidas.

 

Reconhecimentos e ações em prol da equidade de gênero

Recentemente, a companhia conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, concedido pelo governo de Mato Grosso do Sul. A chancela às unidades Santa Luzia (USL), Eldorado (UEL) e Costa Rica (UCR), localizadas nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica, respectivamente, é pelo projeto ‘Transformando Vidas com Equidade de Gênero’, que promove respeito, segurança e valorização das mulheres em tais regiões.

 

Confira abaixo algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela empresa em prol da diversidade e equidade de gênero, além de histórias de mulheres inspiradoras que vêm trilhando carreira na Atvos e mudando não somente suas próprias realidades, mas também as de suas famílias.

 

https://revistarpanews.com.br/atvos-conquista-selo-social-empresa-amiga-da-mulher-pela-terceira-vez-consecutiva/

 

https://www.canaonline.com.br/conteudo/atvos-bioenergia-e-patrocinadora-master-do-12-encontro-cana-substantivo-feminino.html

 

https://atvos.com/dia-da-mulher-rural-atvos-impulsiona-presenca-feminina-no-campo/

 

https://atvos.com/atvos-marca-presenca-no-evento-mulheres-e-tempo-de-semear/

 

https://atvos.com/unidades-agroindustriais-da-atvos-em-mato-grosso-do-sul-recebem-selo-social-empresa-amiga-da-mulher/

 

Notas explicativas

Diante do exposto acima, por não considerar a realidade atual da Atvos e por não ter acesso a dados e indicadores de Gente & Gestão atualizados periodicamente pela companhia, os Relatórios preparados pelo Governo trazem um recorte referente ao ano de 2022 e, por isso, distorcem algumas conclusões e apresentam informações que não refletem adequadamente as relações de trabalho na empresa.

 

Essa distorção foi gerada especialmente pelos seguintes critérios adotados pelo Governo: (i) salário contratual mediano; (ii) remuneração média; e (iii) grandes grupos de ocupação. Mais informações sobre os sólidos critérios argumentativos defendidos pela Atvos estão disponíveis nas notas explicativas neste link.

 

Já para conferir na íntegra os Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios de cada uma das unidades agroindustriais, acesse os links abaixo:

 

USL

URC

UEL

UMV

UCP

UCR

UAT

UAE

UAL

 

Vale ressaltar ainda que, naquele ano, a Atvos contava com uma gestão diferente da atual. Em janeiro de 2023, a composição acionária da companhia foi alterada e, desde então, as iniciativas em prol da diversidade e equidade de gênero vêm sendo mais intensificadas, o que certamente refletirá em um diferente cenário nos curto e médio prazos.

 

Por fim, a Atvos reforça que segue à disposição do Ministério do Trabalho e Emprego para esclarecer eventuais dúvidas. E, também, segue firme em seu compromisso para promover cada vez mais iniciativas para tornar o setor sucroenergético e o agronegócio ambientes mais diversos e com oportunidades de desenvolvimento para todas e todos.