Você sabe o que é um Crédito de Descarbonização (CBIO)?

NOTÍCIAS

23/08/2023

O Crédito de Descarbonização é um aliado na redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Saiba mais!

Você já sabe que a Atvos produz etanol, açúcar VHP e energia elétrica, e que tudo isso só é possível a partir da cana-de-açúcar, certo? Mas você sabe o que as nossas operações ainda podem gerar para contribuir com um futuro mais sustentável?

 

O CBIO é um Crédito de Descarbonização ou Crédito de Carbono criado pelo programa governamental RenovaBio, lançado há mais de cinco anos pelo Ministério de Minas e Energia (MME). É um título emitido por empresas licenciadas e produtoras de biocombustíveis que, a partir de suas operações, contribuem com a agenda climática global. Isso porque o uso de produtos como o etanol apresenta menor pegada de carbono e evita emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

 

A cada CBIO emitido, uma tonelada de carbono deixa de ser lançada na atmosfera. Hoje, a Atvos tem a capacidade de emitir mais de 2 milhões de créditos de descarbonização por safra, sendo uma das principais emissoras do setor sucroenergético.

 

Os CBIOs são comercializados em Bolsa, tornando-se um incentivo para a produção de biocombustíveis no país. Além disso, também podem ser utilizados para a realização de ações em prol do meio ambiente, como as que a Atvos têm feito em parceria com outras empresas, como a Mitsubishi Motors.

 

Neste mês, por exemplo, fomos responsáveis pela neutralização de todas as emissões de carbono emitidas pela equipe Spinelli Racing, liderada pelo piloto Guiga Spinelli no BRB Sertões, o maior rally das Américas. A partir de um inventário elaborado pela consultoria GSS Carbono e Bioinovação, seguindo as diretrizes do GHG Protocol, a Atvos coutilizará 24 CBIOs para compensar cerca de 23,23 toneladas de carbono equivalentes na atmosfera.

 

Isso é mais uma prova de como o propósito da Atvos em produzir energia limpa que move o mundo e transforma vidas contribui cada vez mais com a construção de um futuro mais sustentável para todos.