Trabalhar na Atvos: Uma jornada de aprendizado

NOTÍCIAS

30/03/2021

Millôr Fernandes tem uma frase que gosto muito: “Se você não tem dúvidas é por que está mal-informado”. Informação na nossa vida pessoal e profissional se traduz e se transforma em APRENDIZADO. E, desde o início da minha carreira, a oportunidade de aprender sempre foi a minha maior fonte de motivação. Agora, completando 12 anos na Atvos tenho a certeza de que esse foi o principal fator que me fez permanecer por tanto tempo e sempre motivado.

 

Ingressei como trainee no ano de 2009 e vinha de uma experiência pregressa na área de produção. Durante o processo de recrutamento, a proposta inicial da Atvos era ainda permanecer com esse mesmo foco. Porém, assim que iniciei minha trajetória no Polo Sul fui convidado para trabalhar na área administrativa, mais especificamente em planejamento e custos. Na época, algo totalmente novo para mim.

 

A área de planejamento e custos é fundamental para a gestão do negócio e me permitiu ter uma visão ampla e estratégica. Além de me desenvolver na área financeira e contábil, a rotina permitia e exigia que também estivesse muito próximo da operação. Essa proximidade facilitava a “tradução” dos números que apurávamos para ações de melhoria na performance do polo. Essa experiência durou 3 anos e na sequência fui convidado para um novo desafio: ser líder de uma frente num projeto de ERP.

 

O projeto teve início em 2013 com o objetivo de consolidar toda a gestão da empresa em um sistema único. Neste contexto, minha responsabilidade era desenhar e implementar uma solução de planejamento orçamentário e custeio agroindustrial de toda a Atvos, com um detalhe: a ferramenta de orçamento precisava ficar pronta em 6 meses. A dinâmica de trabalho era totalmente diferente do que já tinha experimentado. Perdi as contas de quantas vezes viramos a noite para cumprir os prazos, porém o resultado foi muito positivo e fechamos o projeto com sentimento de dever cumprido.

 

Com o fim do projeto, surgiu a oportunidade de trabalhar na gestão de desempenho corporativa, inicialmente como coordenador da área e após um ano como gerente (meu líder na época teve uma oportunidade como superintendente e eu estava mapeado como sucessor). A gestão de desempenho tem um papel estratégico na Atvos sendo responsável: pela condução do orçamento das operações, apuração de custos, benchmarking, diversas análises econômicas dentre outras. Após 4 anos ainda agregamos o escopo do backoffice de parcerias e, em 2019, o programa de fornecedores de cana. Em 6 anos como líder da área pela abrangência e diversidade de temas pude me desenvolver em diversos aspectos possibilitando uma visão ainda mais completa do negócio e empresa.

 

Neste último ano, estou como líder do Polo Sul, composto por quatro unidades agroindustriais, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e com um sentimento muito especial, pois foi justamente onde tudo começou quando ainda era trainee. O escopo abrange as operações industriais, a gestão administrativa e de SSMA das maiores unidades da Atvos respondendo por quase metade do faturamento e matéria-prima que processamos. Fazendo um balanço depois de todas estas experiências é bastante recompensador ver iniciativas em que consegui contribuir e que ainda estão vigentes e perceber como consegui amadurecer durante todo o caminho. A Atvos por toda sua filosofia certamente é uma ótima escola para aqueles que tem a convicção de que o crescimento profissional vem do esforço e do aprendizado.