Você sabia que a cana-de-açúcar pode gerar energia elétrica? Entenda como!

NOTÍCIAS

27/04/2023

A Atvos tem capacidade de produzir 3,1 mil GWh a partir da cana-de-açúcar.

Pode ser difícil de acreditar, mas é possível produzir energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A planta é mais versátil do que muitos pensam e, além de matéria-prima para produzir etanol e açúcar VHP, como já explicado aqui, ainda pode ser usada para a geração de bioenergia a partir da biomassa proveniente do bagaço da cana.

 

Com as mudanças climáticas e a preocupação com o planeta cada dia maior, a busca por soluções mais sustentáveis e rentáveis de energia se torna cada vez mais iminente. Segundo a ÚNICA, União da Indústria de Cana-de-Açúcar, 4% da energia elétrica consumida no Brasil em 2021 veio da bioenergia. A Atvos tem capacidade de produzir 3,1 mil GWh de energia elétrica, o suficiente para iluminar casas de mais de 15 milhões de pessoas, tudo vindo da biomassa da cana-de-açúcar.

 

O processo para toda essa energia chegar nas casas de tantas pessoas começa na colheita da cana. A planta é levada até a usina e, após análises em laboratório, passa pelo processo de moagem, quando seu açúcar é retirado. Depois, segue para diversos outros processos para a produção do etanol e do açúcar VHP, que você pode conferir aqui.

 

Após a moagem ser finalizada, o que sobra é o bagaço da cana, ou seja, a biomassa, composta basicamente por celulose, água e açúcares que não foram totalmente retirados nos processos anteriores. Esse bagaço é levado à caldeira, onde passa pela queima/combustão. Neste processo é gerado um vapor, que é mandado para turbinas e gera energia mecânica, que é posteriormente transformada na energia elétrica que abastece milhares de lares em diferentes estados do país.